quarta-feira, 31 de março de 2010

Visão noturna da janela do meu quarto.

Hoje foi meu primeiro dia oficial de trabalho. Foi muito tranquilo porque não estou ainda no cliente, mas ja descobri os projetos que irei participar. Conversei com o gerente de projeto no qual estarei reportando, que é uma pessoa muito bacana por sinal. É um paquistanês que morou muito anos nos USA. Então conversamos por algumas horas sobre os meus projetos e imagina para qual empresa vou trabalhar no primeiro projeto ? Bin laden Company, isso mesmo que está pensando. Ele me falou que a família do binbin é bilionária, tem dinheiro sem medida, mas esta empresa não tem nada haver com aquele famoso não. Palavras dele: "Pode ficar tranquilo!" hehe É uma empresa de construção civil, de todos os tipos. Meu segundo projeto é na Saudi Air Defence. Este será um projeto mais longo, e estou animado também para este.

Bom, no meio de nosso bati papo ele pediu um tempo. Aí eu entendi... "sorry, a moment we need to pray now..." ele pegou uma sacola de plastico, aquelas bonitas grande coloridas e colocou no chão para usar como se fosse um tapete, e ficou ali por uns 2 minutos de joelho. Eu já tinha ouvido falar nisso, achei interessante.
Mas agora por essa eu não esperava... após a jornada de trabalho. Fomos almoçar a um restaurante paquistanês, até aí tudo bem. Depois fomos comprar um chip de celular para mim. Chegando na loja do shopping estava fechada, na verdade portas fechadas e cortinas abaixadas... isso era 17:40 mais ou menos. Aí ele falou, vamos esperar um pouco... They are praying... ou seja.. as lojas fecham para oração tambem. Mais tarde fui a uma loja de cambio para trocar os US dollars por Riyal (moeda local), e novamente fechado para oração. Aí tomei a liberdade de perguntar, quantas vezes eles oram por dia. E ele me disse: uma vez ao nascer do sol, ao meio dia, no meio da tarde ao iniciar da noite e a noite. 5 vezes por dia. Fiéis mesmo.
Depois de trocar dinheiro foi divertido, fui a uma loja da Nissa, vi muitos carros loucos por preços muito baratos, inacreditáveis. Por isso aqui não vejo carro popular, nas ruas rodam só carrões. É sério, só sedan top. Estou falando de 90% dos carros ou são seddan ou aquele modelo tipo captiva, Tucson e etc, falei os modelos pobres desta categoria. rs! Vejo também que o nível de acabamento de carros no Brasil está lamentável.

No mais agora vão algumas fotos que prometi:

Produtos que comprei no super mercado, um suco da banana com morango.. muito bom mesmo! Uma mateiga da marca Mazola, lembro de visto óleo no Brasil desta marca. (lanche que fiz enquanto escrevia para o blog)

Como disse, uma parte do meu quarto tentando mostrar o que comentei no post anterior.


Meu primeiro jantar.
Em Paris antes de embarcar para Jeddah.
Minha ultima foto no brasil, ainda em casa.
A foto na parede que falei no post anterior. Pesquisem ou clique no link que deixei la e vão entender.

Isso aí pessoal, por hoje é isso. Vamos ver o que vai rolar mais adiante. Já achei uma lugar para fazer academia e alugar um carro acredito que será mais caro do que pensei...aff

E espero que eu não tenha problema com o que eu escrevo aqui, pois sei que a internet aqui é monitora e sites, por ex. orkut, são bloqueados. E aparece uma pagina do governo dizendo se quero fazer um pedido para bloquear ou desbloquear aquele link.

Beijo para minha amada e minha mãe!

A viagem e chegada a Jeddah

Eram quase 21h quando a aeronave Airbus 330 da Air France decolou de Guarulhos-SP para quase 12 horas de vôo até Paris. Chegando as 12h30 do horario local, a conexão para Jeddah no Aeroporto CDG aconteceu sem atrasos somando mais 6 horas de viagem. Cheguei a Jeddah por volta das 20h50 horario local. Algo engraçado que rolou no vôo foi que as mulheres entraram, em sua maioria já com um véu e apenas uma toda coberta com a burca e luvas, mas os homens estavam vestidos normais como ocidentais. Faltando 1 hora para finalizar o vôo, praticamente todos os homens começaram a se levantar e trocarem suas roupas no banheiro colocando uma ropa branca tipo Gandhi, não aquela mais tradicional deles com uma pano xadrez vermelho na cabeça.

Minutos antes de aterrisar eu observava da janela do avião as luzes da cidade que já me enchia os olhos. Com muitas cores , um bom planejamento urbano e uma visão previlegiada da Jeddah Fontain.


Ao desembarcar no aeroporto de Jeddah tive uma boa impressão, os ônibus que fazem o shuttle pareciam ônibus do futuro, muito louco, pena que não deu para tirar fotos. Chegando na fila da imigração, aí só tinham árabes típicamente vestidos e todas as mulheres com véu ou burca. Vi também dois guardas armados com metralhadoras pesadas, na verdade não pareciam guardas e sim soldados militares.
Fui gentilmente recebido por Ahmed, um egípicio gerente administrativo da empresa que me contratou. Daí no caminho seguindo até o apartamento que vou ficar percebi uma cidade bonita, limpa e um clima agradável. Na cidade existe o limite de 5 andares para construção de prédios residências, isso da uma uniformidade no panorama urbano.

Chegando ao apartamento gostei do que vi. Tem uma recepção tipo hotel, quarto bacana e grande com uma cozinha, uma entre sala e banheiro. No quarto em frente a cama, tinha uma mesa, um espelho e encima da mesa tinha um tapete com o alcorão encima deste. Percebi tambem que na parede tinha um desenho do monumento da cidade de Mecca com uma seta apontando uma direção, acredito ser a direção para onde está localizado este monumento. Depois fui ao supermercado onde vi que era totalmente igual ao que se encontra no Brasil, até mesmo a forma de disponibilizar os produtos. Todo tipo de frutas, pães, leites, laticínios e etc. Tinha alguns produtos que eram iguaizinhos que temos aí apenas com o nome em árabe. Quando entrei no shooping onde ficava este supermercado vi algumas lojas para mulheres, coisa que eu nem pensei que teria aqui. Eram lojas com roupas normais para mulheres e até bonitas sim, tinha até uma loja de lingerie. heheh Não sei para que se não pode sair na rua com elas. Mas o legal que fica bonita só para o marido. No Brasil as mulheres ficam mais bonitas para os outros que para os maridos... hehehe

E para finalizar a noite jantamos em um restaurante muito bacana de comida regional. Nas ruas e em todo lugar só via mulheres acompanhadas e realmente tipicamente vestidas, já os homens são meio a meio alguns vestindo normal e outros com a roupa típica.

Ainda não tirei muitas fotos, mesmo porque tenho que saber como será isso. Já me alertaram que não posso sair tirando foto na rua principalmente se tem mulheres andando, também me falaram quando for pegar elevador e tiver uma mulher não pegue e espere o próximo.

No mais, está tudo bem. Ainda para mim está como se eu tivesse fazendo uma consultoria como no Brasil não senti muito ainda as diferenças. Vamos ver o que vou descobrindo pela frente.

Beijos para minha Cris e abraço para o Brasil!

segunda-feira, 29 de março de 2010

Indo para Jeddah


Hoje, dia 29 de março as 19h10 estarei embarcando para a cidade de Jeddah na Arábia Saudita. Fui contratado por uma empresa de consultoria de TI e parceira IBM. Estarei atuando como consultor IBM MAXIMO Asset Management, um sistema para gestão de ativos.

Esta decisão em minha vida foi algo nada simples. Sou noivo de uma amável mulher na qual devo muito a ela o apoio e por me encorajar a este desafio profissional e vamos conseguir vencer tudo o que for preciso e nos provar o que realmente temos um para com o outro.

Neste blog vou tentar escrever de forma simples sem compromisso com linguagem ou formalidades de escrita sobre meu dia a dia e experiências que viverei neste país onde quase em sua totalidade são mulçumanos, onde existe polícia religiosa que cuidam da conduta das pessoas em lugares públicos, onde não se pode fazer uso de bebidas alcólicas em lugares públicos e o contato de homem e mulher são extremamentes restritos; ou seja, um cultura muito diferente da que temos no Brasil. Mas mesmo com tudo issoe com foco nos ganhos positivos profissionais, estou indo determinado a realizar o que ja foi planejado.

Quero deixar aqui meus sinceros e apaixonado desejos de amor e agradecimentos por minha Cris, que sem ela ser o que é, isso não seria possível. E logo voltarei para recebe-la no altar com todo meu amor.

E um beijo para minha família também.

ahhh.. sigam meu twiter também!